Imagens

Games & Gamificação Simulações Mobile Learning Modelos Pedagógico & Competências Futebol Música Educação a Distância Futuro Autógrafos Comes & Bebes João Mattar Sampa

Palestras

Games, Gamificação & Mobile Learning

João Mattar

Abertura

João Mattar abrirá a V Jornada Educação a Distância: o futuro da arte apontando as tendências em áreas como aprendizagem baseada em games, games e gamificação e o uso de dispositivos móveis em educação.

Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância

Patricia Behar

Palestra

Esta palestra trata de discutir os novos Modelos Pedagógicos em Educação a Distância e seus elementos. Entende-se o conceito de MP como um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor-aluno-objeto de estudo/conhecimento. Este contempla um recorte multidimensional das variáveis participantes e seus elementos e traz uma estrutura calcada sobre um determinado paradigma e, em consonância, com uma ou mais teorias educacionais a serem utilizadas como eixo norteador da aprendizagem. O MP traz no seu cerne um elemento denominado de Arquitetura Pedagógica (AP). A aplicação desta na área educacional permite múltiplas interpretações, dependendo da linha epistemológica que dá embasamento para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica em EAD. Além desta discussão sobre os Modelos pedagógicos, irá se tratar do inicio de uma discussão sobre as competências dos atores da EAD. O que é preciso desenvolver e por que para responder aos novos desafios das tecnologias digitais mediando os processos de ensino-aprendizagem a distância?

Universidade do Futebol

Eduardo Tega

Workshop

É possível ensinar futebol a distância? A Universidade do Futebol acredita que sim, tanto que já faz isso há mais de uma década! A instituição promove o ensino online e presencial, produz e compartilha conteúdos para capacitação e qualificação no futebol, trabalhando-o em toda sua potencialidade como veículo de transformação para o esporte e a sociedade. Venha conhecer as possibilidades do ensino de esportes a distância.

Simulador de Voo de Helicoptero

Otacílio Lima

Apresentação

Em meio  aos mais diversos recursos utilizados hoje em tecnologia da educação, o exemplo do uso de simuladores de voo em aviação abre uma oportunidade  para os participantes da V Jornada EaD:o futuro da arte,  conhecerem e experimentarem de perto essa tecnologia. Atualmente os custos reduzidos e a nacionalização dos simuladores viabilizam sua popularização, e facilita a possibilidade de migrar essa tecnologia tão bem aplicada em aviação, para os diversos segmentos em educação. Nesses novos tempos, esperamos que a apresentação do simulador inspire os participantes a novas possibilidades  e aplicações em tecnologia da educação.

Improvisação a Distância

Joe Moghrabi

Aula

Demonstração das potencialidades da educação a distância para o ensino da música, incluindo a prática da improvisação just-in-time a distância. Joe dará uma aula de guitarra a distância e conversará conosco sobre as possibilidades e limitações dessa modalidade de ensino de música.

Educação Musical a Distância

Daniel Gohn

Palestra

O campo de ensino de música a distância está em plena expansão e apresenta diversas possibilidades. Há diferentes modelos de cursos direcionados a aulas individuais e outros para aulas em grupo, com atividades de performance, desenvolvimento da percepção e teoria musical. Nesta palestra, serão apresentados os desenvolvimentos recentes no ensino on-line de instrumentos musicais, a partir de experiências realizadas na Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, assim como os desafios pedagógicos e tecnológicos relacionados às especificidades da educação musical. Além disso, serão discutidas alternativas com ferramentas gratuitas que facilitam a produção musical e a edição de partituras na internet, criando caminhos para aprendizagens e trabalhos colaborativos.

Para onde caminhamos em EaD?

Frederic Litto

Debate

O fundador e Presidente da ABED será entrevistado por João Mattar e por você, na plateia! Para onde estamos indo na educação a distância? Como será o CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância? Quais as novidades da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário